As alterações do olfato podem ser de vários tipos.
A deficiência olfatória pode ser parcial (hiposmia) ou total (anosmia). Pode acontecer distorção do olfato (parosmia), aumento na sensibilidade (hiperosmia) e dificuldade para diferenciar os odorantes.
Essas alterações podem se dar por inúmeras causas. Pode ocorrer por um bloqueio mecanico (quando as moléculas de odor não conseguem chegar na região do nariz responsável pelo olfato), por danos aos neurônios ou nervo olfatório e também por alterações no sistema nervoso central.
Entre as principais causas temos:
Dessa forma, a consulta com o Otorrinolaringologista é muito importante para investigar qual a causa da alteração e direcionar o tratamento de acordo com o diagnóstico correto.
Alguns exames podem ser necessários para melhor avaliação, como a videoendoscopia nasossinusal e o teste do olfato.
O teste do olfato permite identificar o limiar olfativo e avaliar a identificação de odores de cada narina separadamente. O teste é importante para acompanhar a evolução do paciente e sua resposta ao tratamento.
Com um tratamento adequado e individualizado, você pode respirar bem e melhorar sua qualidade de vida. Buscaremos a melhor solução para aquilo que te impede de se sentir bem e respirar pelo nariz.
Atendimentos em Patos de Minas
Todos os direitos reservados © 2021 Dra. Gabriela Freitas